
Cultura
Nos primórdios do vilarejo já existiam figuras de destaque que incrementavam a cultura, a saber: Sérgio Cardoso que foi um médico e escritor, Lourival Ribeiro Costa que criou um jornal local de nome " O Trombone " que informava as notícias mais picantes, e Gumercindo Moraes Ribeiro, excelente fotógrafo que com sua técnica , sensibilidade e criatividade, registrava na fotografia, belas imagens. Verificar registros clicando sobre o nome.
Tieta do Agreste
Em 1996 Cacá Diegues produziu o filme Tieta do Agreste, romance de Jorge Amado de mesmo nome.
As cenas da fictícia cidade de Santana do Agreste foram gravadas no povoado de Picado, município de Conceição do Jacuípe. A cena de sexo de Tieta jovem foi gravada no sítio de "Manezinho", conhecido morador do povoado.
Atualidade
O autor desse site - Rubem Vilas Bôas, gosta de escrever e tem o hábito de fazer crônicas. Muitas delas têm elementos que evidenciam o cotidiano de Berimbau das antigas. Se tiver curiosidade acesse o link a seguir e se delicie.

Alguns filhos e descendentes da terra têm se destacados no cenário das artes: música, pintura, literatura e outras.
Isacéa Moraes

Filha de Isaac e Nicéa, Isa, como era conhecida, despontou como pintora logo depois de concluido o curso de Belas Artes. Participante de várias Vernissages imprimindo nos quadros o seu estilo.



Casamento de Isacéa com o frances Dominique Spadale


Outra artista da terra nos idos dos anos 70 e 80, Iris Coelho Costa, surgiu impondo seu jeito irreverente

Dois momentos em participações de destaque na década de 70: "Álbum de Família, peça de Nelson Rodrigues e "Dona Flor e seus dois maridos", filme dirigido por Bruno Barreto em 1976.


Durante o carnaval de 1943 na Bahia, Vadinho (José Wilker), um mulherengo e jogador inveterado, morre repentinamente e sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), fica inconsolável, pois apesar de ele ter vários defeitos, era um excelente amante. Mas, após algum tempo ela se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), um farmacêutico que é exatamente o oposto do primeiro marido. Ela passa a ter uma vida estável e tranqüila, mas tediosa e, de tanto "chamar" pelo primeiro marido, um dia aparece nu na sua cama. Então ela pede ajuda a uma amiga, dizendo que quase foi seduzida pelo finado esposo. Um pai de santo se prontifica a afastar o espírito de Vadinho, mas existe um problema: no fundo Flor quer que ele fique, pois há um forte desejo que precisa ser saciado

Francisco Alberto Ferreira Valadares (apelido Beto), filho de Job Valadares de Moraes e Eunice Ferreira Moraes, é um forrozeiro de mão cheia. No seu repertório constam algumas músicas que homenageam a cidade. O imaginário saudosista deste cantor e compositor, se fez presente através das canções "Berimbau" e "Dedinho de Prosa". Confira clicando nos ícones abaixo.
Chico Valadares
Grito Sertanejo
Berimbau
Isso é nordeste
Dedinho de Prosa
Daniela Dangel

Filha de Marise Arlete Moraes e Anibal Leite, e neta de Isaac de Azevedo Moraes e Nicéa Solange Ferreira de Paula, desde garota demonstou uma inclinação para cantar.
Hoje Daniela Dangel é uma artista incomum, cantora, compositora e atriz, também toca violão e guitarra . A baiana, já cantou nos principais palcos de Salvador, participando inclusive de um show da banda Ira!, Rio de Janeiro (incluindo circo voador e o antigo mistura fina e com Leone no antigo bastidores, fechando seu show acústico), São Paulo (Na Nata Café ,Virada Cultural, entre outros) e Europa (GP mundial de moto em Outubro de 2002 e o concurso La Sella d Europa, além de shows com sua banda montada no velho continente ). A releitura acústica de suas canções lhe rendeu mais uma viagem a Europa para divulgação do seu trabalho no carnaval de 2004.
Dangel foi backing vocal do projeto Versão Acústica Sony Music Com Emmerson Nogueira, que também produziu seu primeiro trabalho autoral independente, intitulado Leoa.
Na TV Dangel se apresentou em programas como “Atitude.com”, da TVE, participações em programas da MTV, incluindo com Miom, Marcelo Adnet, Programa Silvio Santos, CQC e Eliana, entre outros.
Camaleoa,versátil e androgina, a cantora também atuou com a banda Funk Sinatra, formada em 2006 , um rock eletrônico misturado a outros ritmos com regravações de grandes sucessos.
Dangel canta, toca violão e guitarra e possui mais de 30 canções próprias. Influenciada pelo pop, rock, soul, blues, reggae e MPB, a cantora mistura grandes clássicos da música mundial às suas composições inéditas nos shows que tem apresentado no eixo Rio-São Paulo.
Multimídia, Dangel vai à luta e busca seus sonhos com garra e determinação. Com sua veia artística latente, a cantora também mostra seu talento em outra áreas e já atuou como atriz no cinema, participando do filme A Cartomante e na minissérie global Dona Flor e Seus 2 maridos.
Como modelo fotográfico, Dangel já incorporou vários personagens para fotos das mais variadas campanhas. Angelina Jolie, Lara Croft, Sra. Smith são alguns de seus trunfos diante das câmeras, que já a viram até como Marilyn Monroe.
O lado sensual de Dangel não fica esquecido, a morena de olhos claros foi vencedora como coelhinha da Playboy de março de 2008. Daniela Dangel já lançou dois álbuns solos e independentes,"Leoa" e "Kamikaze". Agora de volta a Salvador, sua terra natal, Dangel tem se apresentado em pockets shows acústicos, em festivais independentes e eventos musicais em geral.
Ju Moraes

Juliana de Almeida Moraes filha de Genilson Carlos Moraes e Cristiane de Almeida, e neta de Isaac de Azevedo Moraes e Nicéa Ferreira de Paula, é outra artista, cantora, filha dos filhos das terras de Berimbau. Morena de olhos verdes, dona uma bela e enérgica voz e um sorriso cativante. A baiana Ju Moraes encantou os brasileiros de norte a sul, cantando versões emocionantes de clássicos do cancioneiro popular durante o The Voice Brasil, exibido pela TV Globo em 2012, primeira edição do reality. Mas essa foi apenas uma das páginas da história de Juliana Moraes, que embora seja formada em Direito e devidamente registrada na Ordem dos Advogados do Brasil, nunca deixou de lado sua paixão pela música, mesmo nos tempos de faculdade.
Após o programa, Ju conseguiu trilhar grandes passos na carreira. Em parceria com o multi-instrumentista Mikael Mutti, gravou o primeiro CD-DVD, “Em Cada Canto Um Samba”, que foi lançado em 2014 através da gravadora Universal Music e contou com shows especiais em cidades como São Paulo, Salvador e Recife. O CD-DVD foi gravado inteiramente fora de estúdio, com uma linguagem inovadora que surgiu desse encontro entre Ju e Mikael.
Além de presença forte em Salvador, Ju já levou sua música para apresentações especiais em cidades de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Brasíla e claro, todo o interior da Bahia. E nesse ritmo intenso, com a cabeça fervendo de ideias, Ju segue despontando pelo país como uma grata revelação da safra de novos cantores da Música Popular Brasileira, hasteando a bandeira do samba por onde passa

Outro filho de filho da terra que tem se destacado é Adrian Vilas Bôas, filho do autor deste site - Rubem Vilas Bôas. Depois de se graduar em arquitetura e exercer a profissão por alguns anos, guardou o canudo na gaveta e passou a dedicar-se ao estudo do yoga. Hoje além de instrutor, tem um espaço - YogaSantosha - para receber pessoas interessadas em desenvolver o auto-conhecimento e a prática da Yoga.
Yoga Santosha
Contato: Rua Flórida, 85, sala 8, Graça - Salvador Bahia, 71 98804.0110 , yogasantosha@ gmail.com
Harih Om!
Santosha é um termo sânscrito que significa "contentamento", é a capacidade de estar em paz consigo mesmo e com o mundo. Consiste em cultivar um bem-estar interior permanente, independente das circunstâncias externas. Não é resignação, mas a capacidade de adaptar-se e permanecer feliz, sejam quais forem as adversidades que estivermos atravessando. Yoga Santosha é um programa de aprofundamento em Yoga, à luz do Advaita Vedanta e do Yoga tradicional, que vem se realizando desde 2006, coordenado pelo yogi Adrian Vilas Bôas.


Músicas novas do Cantor de Berimbau das Antigas, hoje cidade de Conceição de Jacuipe, Chico Valadares, filho de Job e Eunice.
Chico Valadares com música inédita em homenagem as mulheres da sua família ( avó, mãe e tia - Amélia, Eunice e Olga)
Francisco Alberto Valadores com música inédita em homenagem a Santa Dulce dos Pobres. Confira!
Micareta
Com a criação do Clube Recreativo União, a cidade de Conceição de Jacuípe (Berimbau) teve um incremento no cenário cultural com o carnaval fora de época - a Micareta. O nome deriva de uma festa francesa, Mi-carême, e, há anos vem se espalhando por várias cidades brasileiras.
A escolha da rainha do micareta era uma estratégia para promover o evento e angariar um dinheirinho. As candidatas pediam contribuições que eram convertidas em votos e determinavam a rainha e as princesas.
Nas fotos, a seguir, a rainha daquele ano foi Bernadete Valadares e as princesas Nelma filha de Pedro Castro e Jussara filha de Pedrinho Valadares.

