
Festas
No início, as festas eram de ordem religiosa com quermesses, foguetórios e guloseimas vendidas na porta da igreja. Tinham as novenas do mês de Maria e da festa da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição que acontecia seu ponto alto no dia 8 de dezembro. As festas juninas também ocupavam o cenário do povoado no mês de junho.
Com o tempo, festas profanas começaram a existir como a micareta. Em 1953 houve a primeira micareta em Berimbau. Esta festa ocorria em três dias e mobilizava a população que se divertia com os ternos, os mascarados, bandas e cordões. Na evolução da festa, começaram a existir eleição da rainhas e princesas do micareta que se exibiam em carros alegóricos vindos da cidade de Feira de Santana. Casas de bailes foram construídas e o clube Recreativo União foi um dos primeiros. O primeiro trio elétrico a surgir na festa foi o Paturi ( cachaça Paturi) com auto falentes em grande número e de alta potência.
As festas Juninas incialmente, ainda no povoado de Bereu, eram o máximo da região. Com o tempo descaracterizou-se e passou a ser um mega show em praça pública com artistas nacionais de renome.
O autor desse site, gosta de escrever e expressou numa crônica o sentimento de nostalgia do São João daquela época. Confira clicando sobre a imagem abaixo.


Foto das antigas...

em carros alegóricos


Foto das antigas...
Clicar sobre a foto para ver em modo ampliado
Micareta de 1957
Em 1957, o Clube Recreativo União, promoveu a Micareta, lançando para concorrer a rainha da festa belas moças do povoado de Berimbau como Adalgisa Valente e Lenisa Costa. A vencedora foi Adalgisa (Zica).
O evento ocorreu em 07 de maio de 1957.


A rainha Zica A rainha e o pai Oscar

Carro alegórico na noite da festa.


Noite de coroação no Clube Recreativo União, Rainha Zica e uma das princesas Lenisa. Ladeadas da esquerda para direita por Barbarino, Emanoel Coletor, Marcelino e Sr. Vanjú. Na foto superior, vê-se as daminhas Maria Lúcia Costa e Nilda Costa