
Família Vilas Bôas

O barão de Maragogipe foi Bento de Araújo Lopes Villas Boas que faleceu na Baia em 28 de Junho de 1850.Era Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo. Bento de Araújo Lopes Vilas Boas - agraciado com o título ( Dec 12.10.1825 ) de Barão de Maragogipe. Título de origem toponímica, tomado da cidade do mesmo nome, no estado da Bahia. Nascido em 1760 e falecido a 28.06.1850 na Bahia. Casado com Cândida Luiza Vilas Boas. Seus descendentes fizeram aliança, entre outras, com as famílias Bettencourt, Berenguer César, Barros Pimentel, Pires de Albuquerque, Ferrão de Pina e Mello, Moreira de Pinho ( família do conde Sebastião Pinho ), Carvalho de Menezes, Waitz e Pinto Soares. Fonte: Dicionário das Famílias Brasileiras, de Carlos Eduardo Barata e AH Cunha Bueno Verbetes: Maragogipe, Barão de; família Vilas Boas Bento de Araújo Lopes Villas-Boas nasceu na então Vila de São Francisco da Barra do Sergipe do Conde, Recôncavo Baiano. Filho do Capitão de Milícias Luiz Lopes Villas-Boas e de sua mulher D. Ana Joaquina de Araujo e Azevedo. Batizado na Sé Primacial do Brasil a 2 de agosto de 1775, faleceu em Salvador a 28 de junho de 1850. Casou-se a 8 de janeiro de 1828, então homem maduro, com D. Cândida Angélica Rosa Ribeiro Sanches, Baronesa de Maragogipe, nascida e falecida também na Capital da Província da Bahia, filha de Ladislau Ribeiro Sanches e de sua mulher, D. Eufemia Ursula Ribeiro Sanches, deixando descendência. (...) Coronel de Milícias. (...) Foi vereador da Câmara de S. Francisco do Conde em vários mandatos e foi membro do Conselho Geral da Província de 1828 a 1830 e de 1831 a 1834. Cavaleiro fidalgo da Casa Real Portuguesa, fidalgo cavaleiro da Casa Imperial, comendador da Imperial Ordem de Cristo e dignitário da Imperial Ordem do Cruzeiro. (...) Senhor dos Engenhos Santo Antônio, herdado dos pais, Bom Gosto e Pimentel, estes em São Sebastião do Passé (...). Fonte: artigo "Ascendência Varonil do Barão de Maragogipe (1775-1850) - Herói da Independência da Bahia" , de autoria de Caio César Tourinho-Marques, Procurador Federal e Presidente da Seção do Brasil Setentrional da Associação da Nobreza Histórica do Brasil. In "Revista do Instituto Genealógico da Bahia", nº 24/2010

A família Vilas Bôas teve origem em Berimbau através de Anísio Nunes Vilas Bôas que veio de um povoado perto , pertencente ao município de Feira de Santana, chamado Coração de Maria. Anísio Nunes Vilas Bôas chegou com o propósito de abrir uma loja de tecidos que foi denominada de "Loja das Maravilhas". Tempos depois casou com Lindaura Angélica Moraes Ribeiro e com ela teve dois Filhos, Rubem e Tânia. Rubem casou-se com Isani Zuleide Moraes e tiveram dois filhos, Adrian e Carolina. Tania casou-se com Nestor Oliveira de Almeida e tiveram quatro filhos, a saber: |Luciano, Andrea, Nestor Filho e Greyson.
O casal Anisio e Lindaura, hoje falecidos, possuem apenas cinco bisnetos, Jasmim e Pietra ( netos de Rubem) e Hyan, Luna e Gustavo ( netos de Tânia). A família Vilas Bôas, portanto nas cercanias de Berimbau é uma família muito pequena.
Registros Fotográficos
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Parte da árvore genealógica de Anísio Nunes Vilas Bôas e Lindaura Moraes Ribeiro
1
2





4
3c
4a
3b
3d


4c
4b










3


4d
4e
4da
3a
4cb
4dc

4cc
4ca
3da
4db

Jasmim, minha primeira neta, aos 8 anos de idade.

1. Anísio Nunes Vilas Bôas
2. Lindaura Moraes Ribeiro
3. Rubem Cesar R. Vilas Bôas
4. Tânia Marly Vilas Bôas de Almeida
3a. Isani Zuleide de Moraes Vilas Bôas
4a. Nestor Oliveira de Almeida
3c. Adrian e Luzia
3b. Adrian Aleksandro de Moraes Vilas Bôas e a filha Jasmim
3d. Carolina de Moraes Vilas Bôas de Santi, o esposo Leandro e A filha Pietra
4b. Luciano Vilas Bôas de Almeida
4c. Nestor de Oliveira Almeida Filho
4d. Andréa Vilas Bôas de Almeida
4e. Greyson Vilas Bôas de Almeida
4ca. Gustavo
4da. Hyan
4db. Luna
4dc. Luiz Fábio Sacramento Morais
4cb. Nestor Filho e Gustavo (filho)
4cc. Nestor e a espôsa Cristina
3da. Beatriz Vilas Bôas De Santi

Tânia Marly Vilas Bôas aos 13 amos de idade..
Pietra, minha segunda neta, filha de Carolina e Leandro, aos 4 anos de idade.

Beatriz, minha terceira neta, filha de Carolina e Leandro, com 1 ano de idade.

Ramificações da família Vilas Bôas; José Nunes Vilas Bôas, seus filhos e netos.


