
Família Correia

Correia ou Correa é um sobrenome português classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica, indica "um lugar onde há muitas corriolas, tiras ou correias (espécies de plantas )", semelhantes em seus filamentos as correias ou tiras de couro. Sabe-se que essa família é de origem ibérica. Em um documento latim do século XIII figura como alcunha (apelido) de " Dominicus Menendi, clericus, dictus Corrigia", tendo presentes no Brasão dos Correias as 6 correias, originadas do nome. A família Correia de Portugal procede de Paulo Ramiro, rico homem que passou ao reino com o Conde D. Henrique. Os Correias ou Corrêas procedem de Paio Ramiro, cavaleiro português, rico homem, que serviu a Portugal com o Conde D. Henrique, e foi seu terceiro neto o frade D. Paio Corrêa, mestre da ordem de Santiago em toda a Espanha. Correia é originário do tipo de trabalho exercido por seu primeiro portador, vindo diretamente do vocábulo português cujo significado é "correia, tira de couro", identificava um fabricante de correias de couro. Outra derivação do sobrenome Correia seria do vocábulo "correio" ("mensageiro") referindo-se a um mensageiro que traz mensagens atadas com tiras de couro. Uma das mais antigas referências feitas a este sobrenome seria o nome de Soeiro Paes Correia, conselheiro real, considerado por alguns genealogistas como o primeiro a usar este sobrenome. Outra referência seria o nome do navegante português do que acompanhou Pedro Álvares no século XIV até Calicut na Índia. Uma referência mais contemporânea deste foi Alejo Salgado Correia, jurista também nascido em Portugal.
Os Correias do Brasil são predominantes nos estados de Pernambuco, Ceará, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão e Pará. A maioria descendentes de bandeirantes e sertanistas que atuaram ativamente na ocupação de sesmarias e na recuperação de fazendas abandonadas pelos donatários do periodo das capitanias hereditárias, até na ocupação do sertão no plano dos Governos Gerais, principalmente no interior desses estados.
Essa família teve papel importante no sertanismo em Minas, Bahia, São Paulo, Pernambuco, Maranhão e Pará, em cujos estados formaram fazendas, núcleos urbanos e até cidades, principalmente em terras da União ou áreas indígenas onde desempenhavam funções de prefeitos intendentes, tenentes coronéis e capitães. na área correspondente à São Vicente, Minas Gerais, no nordeste: Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Itamaracá . Província do Atualmente, é comum encontrar Correias em todo o Brasil e atuando em todas as atividades rurais e urbanas, principalmente nas áreas de serviços públicos, na política, na educação, no direito e nas letras. Na região de Terra Nova (Pe), próximo ao povoado de Morais (Pe), há uma fazenda com um açude, currais e Casa Grande, antiga sesmaria de nome João Correia que, segundo historiadores, foi denominado pela família em homenagem a um sertanista da família Correia de Sá e Araújo que auxiliou na conquista de índios e na catequese de caboclos daquela região.
![]() Natividade CorreiaNora de Paulo Correia | ![]() Natividade e a filha Fabíola |
---|