top of page

Costa

 Vejamos algumas personalidades de destaque desta família;
Duarte da Costa, foi o segundo Governador Geral do Brasil, aqui chegando no ano de 1553. Veio em sua companhia Fernão Vaz da Costa, seu tio, que em 1591 aparece como vereador da Câmara de Salvador. D. Duarte da Costa era filho de Álvaro da Costa e sua mulher D. Madalena da Silva. O avô de D. Duarte, também Álvaro da Costa, era o Deão da Sé da Guarda, em Portugal. Um outro ancestral de D. Duarte, que também tinha o nome de Álvaro foi camareiro-mor e armeiro-mor do rei Dom Manuel, o Venturoso. Tratava-se, portanto, de uma família nobiliárquica. Duarte da Costa, porém, não fez bom governo e teve que voltar para Portugal com sua família. Ele também era armeiro-mor do rei e irmão colaço de D. João III.


Francisco da Costa, famoso Capitão e guerreiro, foi enviado a Ilhéus para combater os terríveis índios aimorés com um batalhão formado por indígenas da Paraíba. Era proprietário da Ilha dos Frades, no Recôncavo baiano, onde construiu a capela de Nossa Senhora de Loreto em 1645, ainda hoje existente. O famoso Barão de Loreto, Franklin Dórea, mais de dois séculos depois, teve seu Título inspirado nesta capela (por sugestão da Princesa Isabel), que na época lhe pertencia.


Domingos Antunes da Costa, quando tinha 39 anos servira exemplarmente, achando-se “em muitas ocasiões de guerra contra os holandeses”, “...havendo-se com bom procedimento na recuperação das fortalezas do Recife trabalhando dia e noite nas suas trincheiras e plataformas que se fizeram entre muita quantidade de balas de artilharia que o inimigo atirava”. Ganhou sesmaria em Caravelas, na Bahia, no ano 1701. Tornou-se tenente do mestre de campo general no ano de 1703.


Jorge Lopes da Costa, era pessoa influente na cidade do Salvador, onde exerceu funções, como procurador da Câmara, tesoureiro da Misericórdia e procurador da Condessa de Linhares (filha de Mem de Sá). No entanto, foi acusado de ser judaizante pela Inquisição em 1633 e 1645.


Manuel Paes da Costa, nascido e residente na Bahia, era filho de Agostinho Paes da Costa e Catarina da Fonseca, neto do sargento-mor Manuel Rodrigues da Costa, português do Alentejo. Capitão de infantaria em 1679, era também irmão da Santa Casa e ganhou sesmaria de 11,5 léguas no sertão de Itabaiana.


E assim, como as outras famílias que vieram da Europa para o Brasil, os Costa foram se multiplicando e se miscigenando com as outras estirpes. Do século XVI até nossos dias eles se tornaram também uma grande família que prestou inestimáveis serviços à Pátria.

Para ver as imagens no modo ampliado, clicar sobre a fotografia.

 

 

Família Francisco Augusto Costa e Luiza Coelho Costa

 

O casal teve muitos filhos, a saber: Raimunda, Eloisa, Francisco, Nilda, Iris, Fátima, Luiza e Roque.

euza2.jpg
euza6.jpg
euza9.jpg
euza7.jpg

Raimunda Costa , formatura - colação de grau e baile de formatura , com seu irmão Roque  Costa. Turma de Medicina da UFBA  de 1970

 Casamento de Eloisa Helena Coelho Costa e Ari Vinhas Pereira.

Iazinha Costa ( Maria da Conceição Paim Costa ), no dia do seu casamento com  José Benjamin Costa.

Tiveram os filhos  José Benjamim Paim Costa, Manuel J Juaquim Paim Costa, Perpétua Maria Costa de Almeida, Benjamin Antônio Paim Costa e Francisco Roque Paim Costa

 

N a foto  estão Sr.Irineu e esposa, Francisco Costa, Nilda Costa, Lalando e Sr. Camilo em cerimônia de fim do curso ginasial da aluna Nilda Costa.

Naquela época a conclusão do curso ginasial tinha a pompa de uma graduação.

Aos 16 de novembro de 1974, debutantes desfilam no Clube Recreativo União, num evento promovido pela Escolinha Gurilândia. No grupo estava a adolescente Fátima Coelho Costa

Registros Fotográficos

Irineu+e+Esposa,+Francisco+Costa,+Nilda,+Lalando+e+Sr.+Camilo.jpg

Para ver as imagens no modo ampliado, clicar sobre a fotografia.

Genealogia das famílias Francisco Augusto Costa e Luzia Coelho.

1a

1

2

5

6

7

8

1b

1c

1d

1a

1ca

1cb

2b

2c

2d

2ba

2a

5b Roque Junior

5d Augusto

5eAntony

5c Eduardo

Ma de Lourdes

6a

6b

6c

6d

4

3

4b

Marilene

Epaminondas

Eugenio

8a

8b

8c

4c

4d

4f

4fa

4e

6ba

6ca

6cb

7b

7c

7a

4a

4ba Vanessa

4bb Milena

3d Lindiane

3b

3c

3ba

1. Raimunda Coelho Costa

2. Heloisa Coelho Costa

3. Francisco Augusto Costa

4. Nilda  Coelho Costa Mestanza 

5. Roque Coelho Costa

6. Iris Coelho Costa

7. Fátima Coelho Costa

8. Luiza Coelho Costa

1a.

1b.

1c.

1d.

2a. Ari

2b. Ari Junior

2c.

2d.

2ba. Enzo

3a. Maria de Lourdes

3b.

3c.

3ba.

4a. ArturoMestanza

4b. Verônica Costa Mestanza

4c.

4d.

4e.

4f.

4fa.

5a.

5b.

5c.

5d.

5e.

6a.

6b.

6ba.

6c.

6ca.

6cb.

6d.

7a.

7b.

7c.

8a.

8b.

euza.jpg

Raimunda Coelho Costa

euza10.jpg
euza11.jpg

Raimunda C. Costa,
esposo e filhos

Gustavo Ernesto - filho de Raimunda C. Costa,
 

euza3.jpg

Raimunda C. Costa e o neto Gustavinho

euza8.jpg

Nina, filha de Raimunda, e o esposo Gledson

euza5.jpg
euza4.jpg
euza2.jpg

Raimunda C. Costa,esposo, filhos e neto

A prole de Roque Costa , filho de Francisco Costa e Luzia Coelho

roque2.jpg
roque10.jpg
roque7.jpg
roque6.jpg
roque4.jpg
roque9.jpg
roque3.jpg
roque1.jpg
roque5.jpg
roque8.jpg

Na década de 60 do século passado, a cidade crescendo e o Clube Recreativo União promovendo eventos, a cultura da diversão se expandia com as MICARETAS que ocorriam todos anos.

A foto abaixo de Aluzair Boaventura é um registro dela no ano que teve Zeza como Rainha e ela e Eronildes como as princesas do Micareta...Tempo Bom!

Aluzair_edited.jpg

A cidade em Progresso

Baned.jpg
embasa.jpg
rua.jpg
Do.jpg
trio.jpg
prefeitura.jpg
bottom of page